蹴鞠 Kemari

kemari

 

Kemari (também chamadoしゅうきShukiku) é um jogo com bola que foi popular no Japão durante o período平安Heian. Acredita-se ter sido introduzido por volta de 600 d.C. oriundo do esporte chinês 蹴鞠 Ts'u-chü e levado ao Japão juntamente com o Budismo, embora a primeira evidência é de que o Kemari foi jogado em uma vila no Templo de方広寺 Hokoji em Nara no ano 644 d.C. durante o período de 飛鳥 Asuka e relatado no 日本書紀 Nihon Shoki (antigas crônicas do Japão). Um dos jogadores era o Príncipe 中大兄皇子 Naka no Ôe No Uji (que mais tarde se tornaria o Imperador 天智 Tenji) e durante esse jogo, o sapato do príncipe voou, visto por outro jogador, 中臣鎌足 Nakatomi (mais tarde 藤原 Fujiwara) no Kamatari, pegou o sapato e o devolveu. Este evento foi importante porque os dois se tornaram bons amigos e juntos arranjaram a queda do poderoso clã 蘇我 Soga no ano seguinte.

Durante o período Heian (794-1185), o jogo Kemari era obrigatório para os nobres da corte. 紫式部 Murasaki Shikibu (autora do livro 源氏物語 Genji Monogatari Séc. XI), comentou o jogo da seguinte forma:

"Kemari dificilmente é um esporte imponente, sendo bastante turbulento e áspero, mas depende muito de onde ele é jogado e quem o joga."

O jogo tornou-se um esporte altamente desenvolvido com regras padronizadas no século XIII. No período 鎌倉 Kamakura (1192-133), o Kemari foi popularizado pelos Samurais.

É um esporte não competitivo no qual o objetivo é manter uma bola no ar, com todos os jogadores cooperando para isso. Os jogadores podem usar qualquer parte do corpo, com exceção de braços e mãos - cabeça, pés, joelhos, costas e, dependendo das regras, cotovelos para manter a bola no ar.

ph150105 7

Kemari é jogado em um terreno plano, com cerca de 6 a 7 metros quadrados com árvores (cerejeira, salgueiro, pinheiro e amoreira) plantadas nos quatro cantos, ou em um jardim destinado chamado 鞠壺 Maritsubo. Enquanto a bola poderia simplesmente ser chutada de um jogador para outro, ela também poderia ser chutada em uma das árvores. Essas árvores eram podadas de tal maneira que a bola não ficaria presa, mas cairia pelos galhos, saltando deles imprevisivelmente. O jogador mais próximo tentaria interceptar a bola antes de atingir o solo para mantê-la em jogo.

P1330848

A bola, conhecida como 鞠 Mari, tem entre 21 a 24 centímetro de diâmetro, feita de pele de veado com o pelo voltado para dentro e a pele do lado de fora. A bola é recheada com grãos de cevada para dar forma. Quando a pele se ajusta nesta forma, os grãos são removidos da bola, e então é costurada usando a pele de um cavalo. Aquele que chuta a bola é chamado de 鞠足 Mariashi. Um bom Mariashi torna mais fácil para o receptor controlar a Mari e o serve com um toque suave para facilitar a sustentação da Mari no ar.

Os uniformes que os jogadores usam lembram as roupas da Era Asuka e incluem um chapéu de corvo. Este tipo de roupa foi chamado 唐衣 Kariginu e estava na moda na época. Tornou-se mais popular nos séculos XII e XIII e se espalhou entre os samurai, por volta dessa época houve certa forma de desenvolvimento técnico e o estabelecimento o 蹴鞠道 Kemaridô no estilo 難波流 Nanba Ryû, 飛鳥井流 Asukai e outras escolas nasceram. O estilo da competição está sendo transmitido pela associação de preservação até hoje.