血振 CHIBURI

 Blood samurai

CHIBURI

 

血振 Chiburi significa literalmente "sacudir o sangue", representando o ato de  espirrar o sangue fixado na lâmina da espada após um combate e antes de voltar a reembainhar. No entanto, na prática é sabido que mesmo após um sanguinário combate, pouco ou nada de sangue fixa na lâmina, e mesmo que fixasse muito sangue, o ato de sacudir a lâmina não seria suficiente para limpá-la adequadamente. Outro fator ponderante é que uma lâmina, por maior qualidade que tenha, no contato com o ar e a umidade, oxida. Por esse motivo as lâminas das espadas eram protegidas com óleo, e assim temos mais um fator que impediria do sangue aderir com facilidade.

Então como surgiu o Chiburi? Essa é uma pergunta difícil de responder. O termo Chiburi não é encontrado em documentos antigos de tradições marciais, possivelmente é uma leitura moderna de uma palavra que aparece no Denshô de無双直伝英信流Musô Jikiden Eishin Ryû como 血振 ou 血震. A pronúncia original é provavelmente (ちぶるい) Chiburui, que é a leitura que encontrada para a palavra em um dicionário japonês. Apesar de nem todas as tradições que incluem 居合術 Iaijutsu ou 剣術 Kenjutsu usarem o movimento de Chiburi em suas formas (Kata), muitas pessoas acreditam que o Chiburi é um aspecto universal do Iai. O Chiburi acabou sendo absorvido pela maioria das tradições tornando-se parte das performances dos Kata como um meio de manter o 残心 Zanshin (estado de alerta) ou como um ritual de purificação.  Possivelmente foi na 明治時代 Meiji Jidai (1867 - 1912) ou Era Meiji, uma época na qual os japoneses tentavam resgatar suas tradições e cultura, que muitas das disciplinas marciais estavam deixando a sua qualidade bélica e enfatizando mais sua plasticidade.  

As Formas tradicionais (古典方Kotengata) habitualmente usadas em períodos antigos é o hoje conhecido como 血ぬぐい Chinugui (limpando o sangue com um pano) ou 懐紙 Kaishi (papel dobrado e guardado dentro do Kimono), mas não pode ser descartado outros métodos como uso da manga do Kimono ou pano do Hakama.

Hoje o momento entre 血振 Chiburi e 納刀 Noto (embainhar) é muito importante no Iaijutsu/Battojutsu, pois é uma manifestação de Zanshin. A maioria das escolas de Iai possui um ou mais métodos diferente para executar esta ação.

 

Abaixo descrevo algumas formas, mas ressaltando que cada tradição tem sua forma e nomenclatura peculiar de aplicação no movimento.

 

血振りの方法 CHIBURUI NO HÔHÔ (Formas de Chiburui)

 

大血振りÔchiburi  - Espirrando em movimento circular por cima da cabeça

霞血振り Kasumi Chiburi – Espada em Kasumi no Kamae (Katate) e espirrando em movimento circular por cima da cabeça

落とし血振りOtoshi Chiburi – Movimento vertical para baixo (本手 Honte ou 逆手 Sakate)

回し手落とし血振りMawashite Otoshi Chiburi – Giro da espada na mão e movimento vertical para baixo

回転血振り Kaiten Chiburi – Girando o塚 Tsuka na mão

後ろ血振り Ushiro Chiburi – Espirrando o  切っ先 Kissaki para trás

袖血振り Sode Chiburi – Limpando na manga

横回し血振りYoko Mawashi Chiburi – Movimento circular ao lado

小血振りKo Chiburi ou 横血振りYoko Chiburi (開きHiraki ou 右に開き Migi Ni Hiraki) Movimento ao lado

八血振り Hachichiburi – Em Sakate roda o Katana em forma de oito

下げ血振りSage Chiburi – Movimento da lâmina na horizontal para baixo

懐紙血振り Kaishi Chiburi  - Usando o papel

血ぬぐい Chinugui  - Usando o pano

袴血振り Hakama Chiburi – Limpando com o Hakama

手血振りTe Chiburi – Limpando com a mão (dedos)

捨身血振りSutemi Chiburi – Descarte da bainha ao sacar.