黒龍会 KOKURYÛKAI

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黒龍会 KOKURYÛKAI

(Sociedade do Dragão Negro)

 

O 黒龍会 Kokuryūkai foi fundado em 03 de fevereiro de 1901 pelo artista marcial 内田良平 Uchida Ryohei (11/02/1873 – 26/07/1937) como um sucessor do 玄洋社 Gen'yōsha, uma organização política com asianismo formada no período 明治 Meiji 14 (1881) pelo antigo clã de Fukuoka (clã de Kuroda) de seu mentor 頭山満 Mitsuru Tōyama (27/05/1855 – 05/10/1944). Seu nome é derivado da tradução do décimo maior rio do mundo, 黑龍江 Heilongjiang ou "Rio do Dragão Negro" (nome de uma província chinesa) ou também conhecido por rio Амур (Amur) que forma uma parte da fronteira entre a Rússia e a República Popular da China e no final do percurso entra inteiramente em território russo, lido como Kokuryūkō em japonês. Seu objetivo público era apoiar os esforços para manter o Império Russo ao norte do rio Amur e fora da Ásia Oriental.

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Membros do 玄洋社 Gen'yōsha

 

O Kokuryūkai inicialmente fez grandes esforços para se distanciar dos elementos criminosos de seu antecessor, o Gen'yōsha. Como resultado, seus membros incluíam ministros de gabinete e oficiais militares de alta patente, bem como agentes secretos profissionais. No entanto, com o passar do tempo, descobriu que o uso de atividades criminosas era um meio conveniente para encerrar muitas de suas operações.

Eles formaram o Partido 大日本生産党 Dainippon Seisantō, uma organização política de nacionalista formada no período 昭和 Showa 6 (1931). Em 1946, foi dissolvida pelas autoridades do 連合国軍最高司令官総司令部 Rengô Kokugun Saikô Shireikan Sôshireibu (Quartel General - escritório do Comandante Supremo das Potências Aliadas) como a organização nacionalista mais perigosa e influente. O Dainippon Seisantô, parece ter sido uma tentativa inicial de atrair sociedades com interesses semelhantes sob a mesma cobertura e causa. Nesse esforço, ele obteve um sucesso considerável, a sociedade reivindicou 100.000 membros logo após sua formação. De acordo com 頭山秀三 Tôyama Hidezo, Uchida Ryôhei tinha sido o intelecto por trás do Dainippon Seisentô, e junto com 吉田 益三 Yoshida Masuzô que também havia sido membro do Kokuryûkai, a força motriz.

O Dai Nippon Seisantô correu ao lado dos Kokuryûkai. A Dai Nippon e a 青年党 Seinentô (Sociedade dos Jovens), fundada em 1936, junto com grupos como os Yurinkai estabelecido em 1911 para trabalhar com revolucionários chineses, os 浪人会 Rôninkai formado aproximadamente em 1914 para trabalhar na Sibéria e na China, e claro, os antecessores Genyôsha, formariam a vanguarda da penetração japonesa na Ásia, precedendo o trabalho da大日本帝国陸軍 Dainippon Teikoku Rikugun (Exército imperial japonês).

A Sociedade publicou um jornal e administrou uma escola de treinamento de espionagem, da qual despachou agentes para coletar informações sobre as atividades na Rússia, Manchúria, Korea e China. 北一輝 Ikki Kita (北 輝次郎 Kita Terujirō 03/04/1883 – 19/08/ 1937) foi enviado à China como membro especial da organização. Também pressionou os políticos japoneses a adotarem uma política externa forte. Os Kokuryūkai também apoiaram o pan-asianismo e emprestaram apoio financeiro ao revolucionário chinês 孫逸仙 Sun Yat-sen e o filipino Emilio Aguinaldo (1º presidente da Filipina).

Durante a Guerra Russo-Japonesa, anexação da Korea e Intervenção Siberiana, o Exército Imperial Japonês fez uso da rede Kokuryūkai para espionagem, sabotagem e assassinato. Eles organizaram guerrilhas da Manchúria contra os russos dos senhores da guerra chineses e chefes de bandidos da região, sendo o mais importante o marechal 张作霖 Zhang Zuolin (19/03/1875 – 4/06/1928). Os Kokuryûkai travaram uma campanha de guerra psicológica muito bem-sucedida em conjunto com os militares japoneses, espalhando desinformação e propaganda por toda a região. Eles também atuaram como intérpretes para o exército japonês.

O Kokuryūkai ajudou o espião japonês, 明石元二郎 Motojiro Akashi (01/09/1864 – 26/10/1919) que foi um general do Exército Imperial Japonês e o 7º Governador-Geral de Taiwan de 6 de junho de 1918 a 26 de outubro de 1919. Akashi, que não era membro direto do Kokuryûkai, dirigiu operações bem-sucedidas na China, Manchúria, Sibéria e estabeleceu contatos em todo o mundo muçulmano. Esses contatos na Ásia Central foram mantidos durante a Segunda Guerra Mundial. Os Dragões Negros também formaram contato próximo e até mesmo alianças com seitas budistas em toda a Ásia.

Onisaburo Deguchi, nascido como上田喜三郎 Ueda Kisaburō (1871–1948), é considerado um dos dois líderes espirituais do movimento religioso Ōmoto no Japão.

Omoto Onisaburo Deguchi, Tōyama Mitsuru & Uchida Ryohei

 

Durante as décadas de 1920 e 1930, o Kokuryūkai evoluiu para uma organização política dominante e atacou publicamente o pensamento liberal e de esquerda. Embora nunca tenha tido mais do que várias dezenas de membros em qualquer momento durante este período, os laços estreitos de sua filiação com membros importantes do governo, militares e poderosos líderes empresariais deram-lhe um poder e influência muito maiores do que a maioria dos outros grupos ultranacionalistas. Em 1924, o capitão da Marinha aposentado 矢野祐太郎 Yutaro Yano e seus associados dentro da Sociedade do Dragão Negro convidaram o líder da 大本 Ômoto (seita religiosa fundada em 1892 como um desdobramento do Shintoísmo), 上田喜三郎 Onisaburo Deguchi, para uma viagem à Mongólia. Onisaburo liderou um grupo de discípulos da Ômoto, incluindo o fundador do Aikido, 植芝盛平 Morihei Ueshiba. Outro personagem importante nas artes marciais modernas desse período, foi o criador do Judô 嘉納治五郎 Jigoro Kano (10/12/1860 — 04/05/1938) na qual teve um relacionamento especial com Uchida Ryohei que ingressou na Kodokan Judô provavelmente em 1892, ao 19 anos, e que alcançou nível sênior na modalidade.

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Grupo que mostra Uchida Ryohei e Jigoro Kano

 

Dirigido inicialmente apenas contra a Rússia, na década de 1930, o Kokuryūkai expandiu suas atividades pelo mundo, e posicionou agentes em locais diversos como Etiópia, Turquia, Marrocos, em todo o Sudeste Asiático e América do Sul, bem como na Europa e nos Estados Unidos.

O Kokuryūkai foi oficialmente dissolvido por ordem das autoridades de ocupação americanas em 1946. De acordo com o livro de Brian Daizen Victoria, Zen War Stories, a Sociedade do Dragão Negro foi reconstituída em 1961 como o Clube do Dragão Negro (Kokuryū-Kurabu). O Clube nunca teve mais de 150 membros para realizar os objetivos da antiga Sociedade do Dragão Negro.