即身仏 SOKUSHINBUTSU

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即身仏 SOKUSHINBUTSU

 

O termo 即身仏 Sokushinbutsu que inclue os Kanji 即 Shoku (igual, unidade, inseparabilidade), 身 Shin (corpo, pessoa, sua posição na vida) e 仏 Butsu (Buda, Shakyamuni) pode ser traduzido como o “Corpo de Buda”. É usado para indicar um religioso que foi “mumificada” praticando treinamento rigoroso até sua morte. Na verdade a mumificação é um processo feito pós-morte, com a retirada dos órgãos internos, aplicação de desidratação e tratamento antisséptico, enfaixamento com ataduras de linho, aplicação de colas especiais e alocado em sarcófagos. No entanto o Sokushinbutsu usa um método mais independente e ainda em vida, eliminando a gordura e água do corpo após treinamento rigoroso. É sabido que houve muitos casos que fracassaram, no inicio dessa prática até alcançarem conhecimento adequado para o sucesso.

A prática ascética Sokushinbutsu foram provavelmente inspiradas por 空海 Kūkai, que terminou sua vida reduzindo e interrompendo a ingestão de comida e água, enquanto continuava a meditar e entoar mantras budistas. Kûkai foi um calígrafo e poeta fundador da escola esotérica budista Shingon, há mais de 1000 anos atrás, no complexo de templos do 高野山 Monte Koya, em 和歌山 Wakayama.

Uma versão do budismo chamada Shugendō surgiu no Japão como um sincretismo entre बज्रयान  Vajrayana, 神道 Shinto e 道教 Dôkyô (Taoísmo) no século VII, que enfatizava as práticas ascéticas. E uma de suas práticas ascéticas era Sokushinbutsu (ou 即身成仏 Sokushin Jobutsu), conotando austeridades da montanha a fim de atingir a natureza de Buda em seu corpo e é considerado a prática final do budismo esotérico Shingon. Esta prática foi aperfeiçoada ao longo de um período de tempo, particularmente na região 出羽三山 Dewa Sanzan (as Três Montanhas de Dewa) do Japão, que são 月山 Gassan (1984m), 羽黒 Haguro (414m), e 湯殿 Yudono (1504m). Essas montanhas permanecem sagradas na tradição 修験道 Shugendō até hoje, e austeridades ascéticas continuam a ser realizadas nos vales e nas cordilheiras desta área.

A necessidade de remover o máximo possível de gordura e água do corpo é para evitar o calor preso dentro do corpo que causaria putrefação. É o que que esgota a taxa de nitrogênio, previne o surgimento de germes putrefativos, tornando um corpo firme.

Por essa razão, o adepto que pretendia se tornar um Buda vivo teria que seguir três etapas:  na primeira fase deve-se comer apenas nozes e sementes, na segunda apenas comer folhas e raízes e por último beber 漆 Urushi (laca).

Até a segunda etapa é a fase de eliminar a gordura e retirar o excesso do corpo. O terceiro passo foi dado bem no final para expelir o que estava no estômago. A bebida feita de Urushi é altamente tóxica e tem o objetivo de induzir vomito e sudorese.

Nesta série de processos, mesmo que uma pequena quantidade de água ou gordura permaneça no corpo, o corpo apodrecerá constantemente após a morte.

Parece que havia muitos cadáveres que se tornaram podres devido à remoção insuficiente de gordura e desidratação. Houve muitos casos que influenciavam o processo de Sokushinbutsu, e ter um clima seco foi um muito importante.

A taxa de sucesso é bastante baixa, a maioria das tentativas falharam. Ainda hoje a ciência não conseguiu explicar as causas do sucesso ou falha desse processo.

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O amuleto de Sokushinbutsu, que se tornou um Buda após vencer tal penitência, é famoso por ser extremamente eficaz. Por exemplo, em 瀧水寺大日坊 Takimizuji Dainichibo na província de Yamagata, local bastante famoso pelo Sokushinbutsu no Japão, é vendido um talismã sob o nome "即身仏御衣入お守り Sokushinbutsu Ôiiri Omori".

 

 

Os seguintes templos típicos que consagram Sokushinbutsu no Japão são:

 

円明海上人(海向寺)Enmei Kaijin (Kaikoji)

鉄竜海上人(南岳寺)Tetsuryu Kaijin (Nangakuji)

本明海上人(本明寺)Honmyoji Kaijin (Honmyoji)

鉄門海上人(注連寺)Tetsumon Kaijin (Noterenji)

真如海上人(大日坊)Shinyo Kaijin (Dainichibo)

光明海上人(蔵高院)Gwangmyeong Kaijin (Zokoin)

仏海上人(観音寺)Buda Kaijin (Kannonji)

全海上人(観音寺)Zenkaijin (Kannonji)

弘智法印(西生寺)Kochihoin (Saishoji)

秀快上人(真珠院)Shukai Shonin (Templo Shinjû)

宥貞法印(貫秀寺)Arisada Hōin (Templo Nukihide)

舜義上人(妙法寺)Shunyoshi Shonin (Templo Myohôji)

弾誓上人(阿弥陀寺)Tamachikai Shonin (Amidaji)

妙心上人(横蔵寺)Myôshin Shonin (Yokokuraji)