左側通行 HIDARIGAWA TSŪKŌ
É notório que no Japão os carros dirigem do lado esquerdo da rua. Mas, quando dirigir do lado esquerdo da rua se tornou norma no Japão?
O médico alemão Engelbert Kaempfer (1651-1716), que visitou o Japão durante o período 元禄 Genroku (1688-1704), registrou em sua "História do Japão" que, no caminho de 長崎 Nagasaki para 京都 Kyoto, havia uma regra não escrita de que "nas ruas principais, as pessoas que seguiam em direção a Kyoto deveriam dirigir à esquerda, e as que vinham de Kyoto deveriam dirigir à direita". Isso mostra que dirigir à esquerda estava firmemente estabelecido no Japão durante o período Genroku.
O sueco Carl Peter Thunberg (1743-1828), um acadêmico médico e botânico que serviu como cirurgião em um navio holandês e viajou pelo mundo, chegou a 長崎 Nagasaki em agosto de 1777. Partiu para 江戸 Edo em 4 de março daquele ano, onde permaneceu por um mês, retornou a Nagasaki e deixou a cidade em dezembro. Posteriormente, escreveu e publicou um diário de viagem. Na seção sobre o Japão deste diário de viagem, há uma descrição das condições das estradas no Japão, dizendo:
“O povo japonês é uma raça de primeira classe, comparável aos europeus. A firmeza de seu caráter nacional, a constância e a permanência de seus deveres e seu zelo incansável em buscar e promover a utilidade são coisas admiráveis. Suas leis não são violentas, seu governo não é ditatorial. A fome é quase inexistente e, no máximo, rara. Essas coisas são difíceis de acreditar, mas são verdadeiras e dignas de atenção. Não exagerei seus méritos nem apontei particularmente suas falhas.”
“As estradas neste país estão em boas condições durante todo o ano e são providas de valas de drenagem. Quem sobe, mantém-se à esquerda, e quem desce, mantém-se à direita, sem perturbar, atrapalhar ou ferir ninguém. Todos demonstram bom senso e boa disciplina.”
“As estradas do país estão em boas condições durante todo o ano e têm valas de drenagem. Quem vai subir deve manter-se à esquerda, quem vai descer deve manter-se à direita (visto de cima). Eles tomam cuidado para não incomodar, perturbar ou machucar o outro. Tudo parece seguir a razão e boas regras.”
“Observando as condições atuais das estradas no Japão, a direção em que você anda dentro das estações de trem varia da direita para a esquerda, dependendo da estação. Na faixa de pedestres de 渋谷 Shibuya, há uma mistura de pedestres subindo e descendo, o que me deixa com tanto medo que fico paralisado. Qualquer uma delas está boa, mas eu gostaria que fosse unificada.”
No período Edo, os cavalos, que eram usados como meio de transporte, geralmente eram obrigados a andar no lado esquerdo da estrada. Durante esse período, somente Samurai tinham permissão para montar a cavalo, e a etiqueta era diretamente refletida na formalidade para montar a cavalo. Como a espada japonesa era carregada no lado esquerdo do quadril, era costume que os Bushi a cavalo andassem no lado esquerdo da estrada ao cruzarem uns com os outros para evitar que suas espadas colidissem com as bainhas uns dos outros.
Assim é creditado esse habito de dirigir no lado esquerdo da estrada aos Samurai, se considerarmos que as regras de trânsito para passeios a cavalo se tornaram as regras de trânsito para carros, indicando possível que esses costumes tenham se estabelecido como as origens das regras aos veículos.
Se um Samurai andasse no lado direito e encontrasse outro Samurai, as espadas se chocariam e seria dado com um 無礼者 Bureimono (sujeito insolente, rude).
Para os Samurais do período Edo, a etiqueta correta ao caminhar pelos corredores do palácio era 左側通行 Hidarigawa Tsūkō (manter-se à esquerda). Era uma questão de etiqueta para os Samurais caminharem pelo lado esquerdo da estrada, para evitar que o 鐺 Kojiri (a ponta da bainha) de suas espadas colidissem quando passassem um pelo outro.
O choque da 鞘 Saya (bainha) chamado 鞘当て Sayaate era considerado desrespeitoso e levaria a conflitos, então estabelecer a regra de que todos os 武士 Bushi usassem suas espadas japonesas no lado esquerdo ajudou a manter a paz na sociedade.
Além disso, ter uma espada japonesa no quadril ao lado esquerdo coloca o Bushi em desvantagem contra ataques do lado esquerdo. Para atacar pela direita, você pode usar o impulso de desembainhar sua espada, mas para atacar pela esquerda, você deve desembainhar sua espada e então se virar. Portanto, o lado esquerdo é o local que o Samurai deve defender.
Outro motivo residia nas regras para enfrentar um oponente sentado. No período 江戸 Edo, quando um Samurai se sentava frente a frente de alguém, ele colocava sua espada próxima ao joelho direito. Colocar a espada do lado direito, onde é difícil desembainhá-la, demonstrava que ele não tinha hostilidade. Portanto, usar etiquetas diferentes dependendo da mão dominante não demonstraria que você não tem hostilidade. Isso ocasionou o costume de sempre corrigir os filhos dos Samurais que nasciam canhotos.
Essa prática de corrigir para 右利き Migikiki (destro) se espalhou para o público em geral e acredita-se que tenha se tornado um costume no Japão.
Por esse motivo não há registros de canhotos nos registros históricos, porque, para os Samurai, ser canhoto era uma vergonha e considerado um mau hábito que precisava ser escondido.
Há muitas figuras históricas que são frequentemente mencionados como serem canhotas, mas infelizmente não há registros precisos em documentos históricos. como o 武将 Busho (senhor da guerra) do período 平安 Heian, 源為朝 Minamoto no Tametomo, o lendário 宮本武蔵 Miyamoto Musashi e o membro do 新撰組 Shinsengumi (regimento de soldados), 斉藤一 Saitō Hajime. As especulações de que eles eram canhotos é por causa de autorretratos e outras poucas fontes. Por exemplo, especula-se que Saito Hajime era canhoto, o que lhe permitiu confundir seus oponentes e vencer, razão pela qual ele era considerado forte.