OS CINCO RITOS TIBETANOS

 

OS CINCO RITOS TIBETANOS

 

5 ritos

 

RITO Nº1

 

O primeiro rito é muito simples. É feito com o propósito expresso de aumentar a velocidade dos vórtices. As crianças costumam fazê-lo quando brincam.

Tudo o que você tem a fazer é ficar de pé, ereto, com os braços estendidos para os lados, na horizontal. Em seguida, gire de um lado a outro até ficar um pouco tonto. Lembre-se, é importante começar a girar partindo da esquerda para a direita. Em outras palavras, se você colocasse um relógio deitado no chão, teria de girar no seguindo os ponteiros deste.

De início, a maioria dos adultos não conseguirá girar mais do que meia dúzia de vezes sem ficar bastante tonto. Como iniciante, você não deverá tentar mais do que isso. Se tiver vontade de sentar ou deitar para se recuperar da tontura, faça-o à vontade. Eu mesmo fiz isso muitas vezes quando estava começando. Então nas primeiras vezes, pratique o rito somente até sentir uma ligeira tontura. Com o tempo, à medida que for fazendo todos os cinco ritos, você será capaz de girar cada vez mais vezes, sentindo menos desconforto.

 

Rito 1

 

RITO NÚMERO UM

De pé, os braços estendidos, as mãos com a palma voltada para baixo, gire em sentido horário

 

Para diminuir a tontura, você pode agir como os dançarinos ou patinadores. Antes de começar a girar, focalize a vista num único ponto a sua frente. À medida que for começando a girar, continue fixando esse ponto até onde for possível. Ele acabará saindo do seu campo de vista. Quando isso acontecer, vire a cabeça bem rápida e volte a fixá-lo. Esse ponto de referência lhe permitirá ficar menos desorientado e menos tonto.

 

RITO Nº 2

 

O segundo rito estimula ainda mais os sete vórtices. Ele também é muito simples. A pessoa fica deitada de costas no chão, sobre um tapete ou qualquer outro forro macio. Os lamas executam os exercícios sobre o que os ocidentais chamam de "tapete de oração", com cerca de 60 centímetros de largura e 1,80 metro de comprimento. Ele é bem espesso, feito de lã e um tipo de fibra vegetal. Sua única função é proteger o corpo do chão frio. No entanto, costuma-se atribuir um sentido religioso a tudo que os lamas fazem, daí o nome de tapete de oração.

Uma vez deitado de costas, estenda os braços ao longo do corpo e vire as palmas das mãos para o chão, mantendo os dedos fechados. Então, erga a cabeça do chão, encostando o queixo no peito. Ao mesmo tempo, vá levantando as pernas, com os joelhos retos, até ficarem na vertical. Se possível, deixe as pernas descerem para trás, ficando sobre a cabeça, mas não dobre os joelhos.

Depois, vagarosamente, abaixe a cabeça e pernas, mantendo os joelhos firmes, até voltar à posição inicial. Deixe os músculos relaxarem e depois repita o rito.

A cada repetição, estabeleça um ritmo de respiração: inspire profundamente ao erguer as pernas e a cabeça; expire todo o ar dos pulmões ao baixá-las. Entre as repetições, enquanto você relaxa os músculos, continue respirando na mesma cadência. Quanto mais profundamente respirar, melhor.

Se você for incapaz de manter os joelhos perfeitamente retos, só dobre-os o mínimo necessário. Mas, prosseguindo na prática, empenhe-se em manter as pernas sempre bem estendidas.

 

Rito 2

 Rito 2a

Rito 2b 

RITO NÚMERO 2

1. Deite-se de costas com os braços junto ao corpo.

2. Encoste o queixo no peito.

3. Sem dobrar os joelhos, erga as pernas até que fiquem em posição vertical.

 

 

RITO Nº 3

 

Este rito deve ser praticado logo depois do segundo e é também muito simples. Ajoelhe-se no chão com o corpo ereto e os braços estendidos paralelamente ao corpo. As palmas das mãos devem ficar encostadas na lateral das coxas.

Incline a cabeça para frente, até o queixo tocar o peito. Depois, atire a cabeça para trás, o máximo possível e, ao mesmo tempo, incline-se para trás, o máximo possível e, ao mesmo tempo, incline-se para trás, arqueando o corpo. Nesse movimento você se escorará nas mãos que se apoiam nas coxas. Feito isso, volte à posição original e comece de novo o rito.

 

Rito 3  Rito 3a  Rito 3b

RITO NÚMERO 3

1. Ajoelhe-se no chão com o corpo ereto. Apoie as mãos nas coxas.

2. Encoste o queixo no peito.

3. Arqueie a espinha ao mesmo tempo em que inclina delicadamente a cabeça para trás o máximo possível.

 

Como no Rito 2, você deve estabelecer uma respiração ritmada. Inspire profundamente quando arquear a espinha e exale ao voltar à posição ereta. A respiração profunda é extremamente benéfica, por isso encha os pulmões o máximo que conseguir.

 

RITO Nº 4

 

Primeiro, sente-se com as pernas estendidas para a frente, deixando uma distância de uns quarenta centímetros entre os pés. Mantendo o corpo ereto, coloque as palmas das mãos no chão, voltadas para frente, ao lado das nádegas. Depois, incline a cabeça, fazendo o queixo tocar o peito.

Em seguida, incline a cabeça para trás o máximo possível. Ao mesmo tempo, erga o corpo de modo que os joelhos dobrem enquanto os braços permanecem retos. O tronco e as coxas deverão ficar retos, horizontalmente em relação ao chão; os braços e as pernas estarão em posição perpendicular ao chão. Então, tensione todos os músculos do corpo. Por fim, relaxe ao voltar à posição inicial e descanse antes de repetir o exercício.

Uma vez mais, a respiração é importante. Inspire profundamente ao elevar o corpo, segure a respiração durante a tensão dos músculos e exale completamente enquanto volta à posição inicial. Continue respirando no mesmo ritmo no intervalo entre as repetições.

 

Rito 4  Rito 4a  Rito 4b  Rito 4c

RITO NÚMERO QUATRO

1. Sente-se no chão com as pernas estendidas, os pés separados e as mãos no piso.

2. Encoste o queixo no peito.

3. Incline a cabeça para trás o máximo possível.

4. Conservando os braços esticados e as mãos e os pés no lugar, dobre os joelhos e erga o tronco até que ele fique em posição horizontal. Contraia os músculos e relaxe.

 

RITO Nº 5

 

Deite-se de bruços no chão. Em seguida, erga o corpo, apoiando-se nas palmas das mãos e dedos dos pés, que deverão ficar flexionados. Durante todo o rito, mantenha uma distância de cerca de 50 centímetros entre os pés e entre as mãos.

Mantendopernas e braços retos, arqueie a espinha e leve a cabeça para trás o máximo possível. Depois, dobrando-se nos quadris, erga o corpo até ele ficar como um invertido. Ao mesmo tempo, encoste o queixo no peito. Volte à posição inicial e repita.

O rito talvez pareça difícil, mas garanto que, após uma semana de prática, você vai considerá-lo um dos mais simples. Quando o estiver executando com destreza, tensione os músculos por um instante, tanto no ponto mais alto como no mais baixo. E, ao abaixar o corpo, procure encostá-lo de leve no chão.

 

Rito 5  Rito 5a

RITO NÚMERO CINCO

1. Com o corpo voltado para baixo, os braços estirados, espalme as mãos no chão e apoie-se nos dedos dos pés dobrados. Incline lentamente a cabeça para trás o máximo possível.

2. Sem tirar as mãos e os pés do lugar, erga os quadris, ficando com o corpo numa posição de V invertido. Encoste o queixo no peito.

 

Siga o mesmo padrão de respirações profundas e lentas que usou nos outros ritos.

Inspire ao erguer o corpo e exale quando o abaixar.

É sugerido que na primeira semana você pratique cada rito três vezes ao dia. Depois, de semana em semana, vá aumentando as repetições de duas em duas, até estar fazendo cada rito 21 vezes por dia. Em outras palavras, na segunda semana execute cada rito cinco vezes; na terceira, execute cada rito sete vezes; na quarta semana, execute cada rito nove vezes por dia, e assim por diante. Em dez semanas você estará fazendo cada um deles 21 vezes por dia.

Extraido do livro: A fonte da Juventude - Peter Kelder