HYAKUSHU

Nin Uta

竊盗之巻義盛ヶ条/百首

SHINOBI NO MAKI YOSHINORI HYAKUKAJÔ/HYAKUSHU

 

          O 軍法侍用集 Gunpô Jiyôshû é um manuscrito que relata as experiências em tempos de guerra e instruções escrito por 小笠原昨雲 Ogasawara Saku'un. Nesse documento existe uma seção intitulada Shinobi No Maki Yoshinori Hyakukajô, que são cem artigos ou poemas que de acordo com o titulo é considerado ser atribuído a 伊勢三郎義盛 Ise No Saburo Yoshimori (1159–89), legendário guerreiro. Há várias teorias e histórias cercando a vida de Yoshimori, mas há muito pouco fato histórico com veracidade. Os poucos relatos sobre sua vida obviamente se deve ao fato de Yoshimori ser considerado um perito em espionagem ou Shinobijutsu, mas que era na realidade um dos líderes de grupos Shinobi próximo a região de Ueno. Muitas hipóteses são relatadas sobre sua vida, uma delas relata que ele veio de Iga, conhecido berço do Ninja. No 平家物語 Heike Monogatari ou Conto do Heike (1219–43), ele foi retratado como um bandido que andava nas Montanhas de 鈴鹿 Suzuka na província de 伊勢 Ise. A lenda mais popular conta de como ele se encontrou e atacou 義経 Minamoto No Yoshitsune nas montanhas, mas não obteve sucesso. Depois disso, Yoshimori se tornou seu discípulo, um dos quatro grandes retentores de Yoshitsune. No Bansenshukai, Yoshimori é listado como um dos sete generais que usaram as artes Shinobi, e no 法 Gunpô, estes cem poemas Ninja são atribuídos a ele. 

Embora a atribuição dos poemas para Yoshimori seja discutível e falta qualquer evidência documentada, está claro que os poemas do Yoshimori Hyakukajô são mais velhos que o Gunpô Jiyôshû datado em 1612. De qualquer forma, estes poemas originaram em algum momento entre os Séculos XII e XVII e é considerada a coleção mais antiga onde relata informações sobre o Shinobi. 

Um curto relato destes poemas reapareceu em 1676 no manuscrito de Ninjutsu o Bansenshukai, onde são classificados como 百忍歌 Hyaku Shinobi Uta “Os 100 Poemas Shinobi.”

Os poemas são 和歌 Waka (短歌 Tanka), um estilo de verso japonês clássico consistindo em um padrão silábico de 5-7-5-7-7. O estilo de poesia Waka compõe um gênero importante da literatura japonesa e foi compilado desde os tempos antigos. 

Por causa da facilidade rítmica desses versos Waka, as pessoas usaram não só por seu valor literário, mas também para ensinar ou aprender um conjunto de habilidades e passar para as gerações seguintes disciplinas profissões, artes e outras habilidades e conhecimentos.  

Continua...