鎧の日本

ARMADURA JAPONESA

Sensei_Yoroi

Falar sobre as armaduras japonesa em si só é uma arte, no texto que segue passarei apenas um breve conhecimento, que no meu ponto de vista será o suficiente para deixarmos de ser leigo no assunto e entender um pouco mais sobre as armaduras, no qual fará com que o praticante de arte marcial compreenda melhor as técnicas de escolas tradicionais que tiveram suas 技 Waza (técnicas) e 型 Kata (formas pré-estabelecidas) envolvido no uso do 鎧 Yoroi, logicamente seria ainda melhor se o interessado pudesse praticar ou somente vestir um Yoroi para poder ter uma noção mais real do seu uso. Porém, somente ter um conhecimento básico sobre estas armaduras já ajudará bastante.

 

 

 

Existiram muitas formas de Yoroi, portanto não é meu intuito descrever aqui um manual detalhado sobre as armaduras, mais sim, passar um conhecimento básico sobre esta couraça, que não foi exclusivamente um indumentário usado pelos guerreiros do Japão.

 

 

 

A armadura japonesa evoluiu gradualmente ao longo do tempo, entretanto as condições variáveis ao redor disto certamente afetaram a sua evolução.

 

 

 

A história da armadura japonesa e sua origem podem ser investigadas por volta do séc. VI. Antes deste tempo, a armadura parece ter sido construída principalmente de placas de couro duro ou ferro.

 

 

 

Quando o cavalo foi importado do continente que deu a elevação a uma forma nova de combate fazendo dos arqueiros montados um papel primário.  Esta mudança causou na armadura do período que se tornasse mais flexível e mais leve. Esta armadura nova foi formada de muitas placas menores costuradas junto com seda tingida.

 

 

 

Nos períodos 奈良 Nara (710-794) e 平安 Heian (794-1185) alcançou melhoria gradual ao desígnio de armadura. Geralmente foram laqueadas de preto as placas e outros pedaços facilmente corroídos usados nas armaduras do período para proteção do clima úmido japonês. È importante ressaltar que estas armaduras ficavam por muito tempo cobrindo o guerreiro, embaixo de chuva, sol, neve e outras condições que eram submetidos, por isso o mau cheiro e até mesmo doenças eram muitas vezes inevitável. Durante este período, a armadura japonesa se tornou mais esteticamente agradável. Esta atenção para estéticas é muito óbvia nos desenhos com padrões de natureza, como flores e insetos, usada nas armaduras durante o período. Este período também foi o começo dos muitos capacetes extremamente ornato usado por muitos generais e outras pessoas de alto-posição.

 

 

 

Durante o período de 鎌倉 Kamakura (1185-1333) a beleza e habilidade da armadura japonesa cresceram. Este período teve muita guerra entre os clãs 源 Minamoto e de 平 Taira, seguido pelas invasões dos Mongóis no final do século XIII. Estas batalhas avançaram esporeando o desenvolvimento de armas e armaduras que também foram avançados pela elevação do 武士道 Bushidô e do 武士 Bushi (guerreiro). A guerra com os Mongóis no fim do período causou uma troca dos 足軽 Ashigaru (soldados a pé) como uma unidade primária, uma troca que foi devido à maior distante que tinham que percorrer a pé contra cavalaria, como também a despesa de cavalos e o terreno japonês impróprio para combate montado. Isto fez com que muitos guerreiros deixassem o 大鎧 Ôyoroi deles (armadura grande para cavaleiros) para o 腹巻き Haramaki, (armadura mais leve e flexível usada pela infantaria).

 

 

 

Como o Japão entrou em um período de guerra civil conhecido como o período de 室町 Muromachi (1334-1572), a arte de fazer armadura perdeu muito da grandeza que tinha atingido durante o período de Kamakura, devido à expansão grande das batalhas. Antes elas tinham sido principalmente escaramuças entre nobres, mas agora estavam sendo trajados pelos camponeses em muitos exércitos maiores. Adicionalmente, a introdução da arma de fogo ao término do período causou um aumento de armadura que agora, além das lâminas, também teve que proteger contra balas. O 兜 Kabuto (capacete) também perdeu as suas saliências, assim facilitava que as balas ricocheteavam.

 

 

 

Várias mudanças menos práticas também aconteceram durante o período de Muromachi. A Armadura ficou aparentemente mais renomada, pois, neste período os primeiros pedaços de armadura foram assinados pelos seus fabricantes. Realmente, no fim deste período, a famosa família de 妙椿 Myôchin foi bem conhecida pelos seus capacetes e armaduras. Elas sobrevivem até hoje, enquanto preservam a antiga arte no Japão de fabricação de armadura. Os 紋 Mon (emblemas familiares) também se tornaram uma parte importante da armadura.

 

 

 

No começo do período de 江戸 Edo (1572-1868), a escala de batalhas para o Shogunato cresceu. Adicionalmente, foram fundadas mais infantarias que arqueiros montados. Estes fatores combinaram para fazer armadura do período mais forte e mais leve, quase completamente destituída de grandes ornamentos, entretanto os capacetes também eram populares por serem bastante poderoso.

 

 

 

Até mesmo depois que a família de 徳川 Tokugawa foi firmemente estabelecida como líderes do Japão e a paz começou, a armadura continuou seu desenvolvimento. Por exemplo, do período 寛永 Kan’ei para 寛文 Kanbun (1624-1673), foram criadas muitas couraças que tiveram marcas de bala nelas. Estas marcas, chamadas 試しTameshi (testes), provaram que a armadura protegeria o usuário de balas.

 

 

 

A armadura do período de Edo gradualmente perdeu seu uso na batalha e se tornou um ornamento usado por 大名 Daimyô para exibir a sua riqueza e principalmente poder. Depois deste período, a armadura de formas antiga reapareceu. Embora esta armadura não fosse bem feita, mais sim, como uma imitação, refletiria nostalgia dos tempos antigos.

 

 

 

A armadura brevemente ficou importante novamente depois que o período de Edo terminou com a re-introdução forçada de estrangeiros para o Japão em 1853. Esta armadura era principalmente leve e feita de couro bovino laqueada, e saiu de costume com a restauração de 明治 Meiji, no qual a tecnologia do Japão se esforçava para alcançar o mundo Ocidental. Viu a maioria de seu uso nas insurreições de Samurai, principalmente na rebelião de 西南 Satsuma em 1877.

 

 

 

Abaixo segue uma lista e fotos do desenvolvimento das armaduras:

 

 

 

 

牛掛始期 Ushikakeshiki: século III/V, poncho de placas de couro;

Ushikakeshiki

 

 

掛甲 Keikô: era uma armadura de placas que foi inspirado nas armaduras de lâminas da China e Coréia. Apareceu ao redor do século IV/VII, armaduras com placas atadas foram precursores para armaduras posteriores;

Keikou

 

大鎧 Ôyoroi: armadura do século XII, nome para o conjunto completo da grande armadura, inclusive Kabuto (capacete), 胴 Dô (armadura atada ao torso), 大袖 Ôsode (grandes protetor dos ombros), 籠手 Kote (mangas blindadas) e 草摺 Kusazuri (saia blindada), usado por Samurai de posição mais alto. Esta armadura tem mais a aparência de uma caixa, muito mais pesada e ornada, por isso também era somente usado por guerreiros de classe alta.

ouyoroi2

 

胴丸 Dômaru: forma de couraça do século VIII/XI de placas, pode ser vestido por cima do corpo ou pela abertura lateral, na qual é amarrado para fechar debaixo do braço; É uma armadura mais simples e que fica mais colado ao corpo, tem menos ornamentos e foi usado por guerreiros de classe mais baixa. Teve a necessidade de complementar com uma espécie de saia chamada 脇楯 Waidate ou 佩盾 Haidate. Muitos Samurai de classe alta começaram a usar este tipo de armadura por ter mais mobilidade e conforto.

doumaru2

 

南蛮具足Nanban Gusoku: armaduras européias convertidas, eram usadas o peitoral e capacetes das armaduras espanholas e portuguesas;

gusoku_nanban

 

腹巻胴 Haramakidô: Armadura do século XI/XIII semelhante ao Dômaru, mas fechada no centro da parte de trás; É como um espartilho, muito mais simples e também como o Dômaru foi usado por soldados simples. Um pedaço separado, chamado 板背 Seita (chapa das costas) foi freqüentemente usado para cobrir a abertura nas costas. Era chamado também de Chapa do covarde.

harumaki_dou

 

畳胴 Tatamidô: Armaduras do século XV feita de placas quadradas e com grande mobilidade e leveza. Por esse motivo foi muito usada pelos Ashigaru (infantaria a pé).

tatamidou

O guerreiro 忍び Shinobi também usou esse tipo de armadura, por ser de maior mobilidade. Porém, eles também usavam um tipo de malha feita de argolas de metal, dificultando a penetração ou corte das armas.

ninja_yoroi

ninja_full_armor3