TAIJUTSU TO JÛJUTSU

体術柔術

Taijutsu To Jûjutsu

Breve explanação sobre terminologia das formas de combate corporal

 

TSRAs artes marciais desenvolvidas e originadas no Japão são diversas, com diferentes e vastas armas, métodos e filosofias para incontáveis estilos, assim é quase impossível determinar quantas 古流 Koryû (estilos antigos) existiram. Todavia, atualmente podemos encontrar o registro de dezenas dessas tradições que sobreviveram e continuam sendo transmitidas.

As diferentes designações encontradas nessas 流派Ryûha (Estilos) podem confundir bastante o entendimento e interpretação dessas disciplinas antigas. Fatores como a época, local, influência religiosa e a sucessão dos mestres, influenciavam suas diferentes nomenclaturas, características técnicas e a categorização dos estilos de combate. Outro colaborador nessa confusão é que um estilo podia mudar, ao passar de geração em geração, não somente a sua classificação, mas também o seu nome. Essas mudanças eram conduzidas pelos mestres sucessores que encabeçavam a tradição, e é um dos motivos pelo qual algumas tradições receberam várias classificações para o mesmo estilo. Outras razões para estes múltiplos nomes também poderiam incidir de fatores como o estado isolado dos vários domínios feudais do período, a necessidade de distinguir um Ryûha de outros, o longo período do desenvolvimento das disciplinas marciais, entre outras. 

Diferentemente do que se pode pensar, um Koryû, qualquer que seja a classificação, não é a invenção de único gênio das artes marciais, mas um fruto de longo desenvolvimento e que adveio de ambientes variáveis e principalmente com a contribuição de muitos guerreiros.

Estaria além da extensão deste texto e não proveria perspicácias uma discussão histórica sobre o desenvolvimento desses vários sistemas que têm suas próprias características e nomes. No entanto, listarei a maioria das classificações encontradas, ainda hoje, nos estilos clássicos e para facilitar serão categorizadas asperamente de acordo com a característica tendencial:

  • 戦場組討 () Senjô Kumiuchi, Yoroi Kumiuchi, 甲冑組討Kacchû Kumiuchi;
  • 平服組打Heifuku Kumiuchi, 素肌Suhada Kumiuchi, 小具足Kogusoku, 之廻Koshi No Mawari, 小具足之廻Kogusoku Koshi No Mawari;
  • ()Yawara, 体術Jûtaijutsu, 和術 (柔術) Yawarajutsu, 和義 (柔技) Yawaragi, Yawarariki, 和術Wajutsu;
  • 捕手(取手)Torite; 捕手小具足Torite Kogusoku
  • 合気柔術Aikijûjutsu, 合気之柔術Aiki No Jutsu, 合気Aikijutsu
  • 白打Hakuda, 羽手Hade, 拳法Kenpô, 手縛Shubaku
  • 唐手Tôde, 強法Gohô, 骨法Koppô, 骨法術Koppôjutsu, 骨指術Kosshijutsu, 打拳体術Dakentaijutsu;

Estilos desenvolvidos em épocas de combates campais como no 戦国時代Sengoku Jidai (Período de guerra civil) tiveram nomenclaturas relacionada a combate com armaduras. Senjô Kumiuchi (Luta de campo de batalha), Yoroi Kumiuchi (Luta com armadura), Kacchû Kumiuchi (Luta com armadura e capacete).  Esses sistemas visavam golpear os pontos vulneráveis da armadura, mas principalmente derrubar e finalizar logo o combate, pois em campo de batalha esse fator era preponderante para a sobrevivência do guerreiro. Já outros sistemas usaram nomes que indicavam não usar armaduras, Heifuku Kumiuchi (Luta com roupas comuns), Suhada Kumiuchi (Luta sem roupa) e Kogusoku Koshi No Mawari (Kogusoku, Koshi No Mawari) um sistema derivado do combate com armadura em batalhas campais e implica no uso de pequenas armas (鎧通しYoroidôshi, 小刀Shôto, 短刀Tantô, 兜割Kabutowari).  

O Yawara (flexível) certamente é um sistema derivado do Jûjutsu e acredita-se ter sido desenvolvido em épocas de paz (江戸時代 Edo Jidai) por pessoas com pouco ou nenhum treinamento marcial, daí o nome 庶民柔Shomin Yawara (pessoas comuns) e 一班 Ippan Yawara (um grupo). É dito ter sido usado para situações de defesa pessoal e brigas de rua, no entanto algumas tradições são classificadas como Yawara e têm métodos mais complexos e refinados desse sistema, semelhante ao clássico Jûjutsu. Erroneamente esse sistema é comparado a métodos de golpes em pontos vitais com uso de pequenas armas como 骨法 Eda Koppô e Te No Uchi. Outros nomes sãoYawarajutsu (arte flexível), Yawaragi (técnicas flexíveis), Yawarariki (Força da flexibilidade) e Wajutsu (arte harmônica).

Torite (capturar com as mãos) pode ser classificado como um modo independente, mas semelhante ao Jûjutsu. No entanto, muitas tradições usam o termo para classificar seções de seu currículo representando as formas de aderência. Também no período Edo esse termo, assim como o 逮捕術Taihôjtusu e Torite Kogusoku foram usados pela policia local.

Existem várias escolas no Japão que usam o termo Aiki (Energia em harmonia). Dependendo do sistema pode ser referido como Aikijûjutsu, Aiki No Jutsu ou Aikijutsu. E apesar de serem sutilmente diferentes tecnicamente e usados em distintos níveis, sua essência é um refinado método de integração com a força do ataque do oponente. Contudo, apesar da classificação e seu método, o sistema é muito parecido com o ortodoxo Jûjutsu, inclusive alguns documentos antigos de escolas que hoje levam essa categoria, eram nomeadas como Jûjutsu.  

HijidoriO fato do nome Jûjutsu não ser cunhado até o inicio do século XVII, alguns dos sistemas japoneses anteriores foram classificados e desenvolvidos com influência direta de artes marciais chinesas, como do 拳法Quanfa durante a Era feudal. Os japoneses recorreram a estas formas chinesas usando a sua pronúncia como Hakuda (bater à mão), Shubaku ou Shuhaku (Capturar com a mão) e Kenpô (termo japonês para Quan Fa e significa “Modo do punho”). Outros sistemas antigos eram o Tôde (Mão de 唐朝Tang), que também pode ser pronunciado Karate e o Gohô (Modo forte). Em geral, esses sistemas foram caracterizados por certa ênfase em golpes traumáticos e pontos vitais ou 当身 Atemi Waza. Além do Koppô ou Koppôjutsu, ainda encontramos o Kosshijutsu (método de golpear pontos vitais como órgãos, nervos e músculos), 指頭術Shitôjutsu (arte que usa as extremidades dos dedos) e Dakentaijutsu que engloba ambos (Koppô e Kosshi).

Já o termo Jûjutsu (arte flexível) e 体術 (體術) Taijutsu (arte do corpo) podem ser considerados nomenclaturas genéricas para as disciplinas de combate corporal e muitas vezes são designadas para classificar um conjunto de tradições com categorias distintas. Outro erro muito comum é classificar ambos os termos como disciplinas corporais desarmadas. Uma maneira de considerar esses sistemas é de um método de combate íntimo, desarmado ou com pequenas armas, que pode ser usadas defensivamente ou ofensivamente, para subjulgar um ou mais oponentes armados ou não. Outro termo menos conhecido é 体術Jûtaijutsu, possivelmente uma variante das anteriores e que união ambos os nomes.