NINJATÔ

 

忍者刀 NINJATÔ


ninjato_book


É muito comum que falsos mitos tornem-se realidade quando se refere às estórias sobre os guerreiros Shinobi. Dados sem embasamento sobre as armas e técnicas usadas pelos Ninja multiplicam-se facilmente, propagados pelos filmes, livros e a Internet, tornam-se uma faca de dois gumes quando usadas de forma banal.

Um bom exemplo recai sobre as espadas usadas por esses guerreiros. O 忍者刀 Ninjatô, também conhecido como 忍者剣 Ninjaken ou 忍刀 Shinobigatana, são os nomes comumente usados para classificar as características das espadas usadas pelos Ninja.

Facilmente encontramos na mídia uma descrição padronizada e fictícia sobre a Ninjatô.  Na imagem abaixo vemos um exemplo das características distorcidas dessa espada:

Practical_Pro_Ninja_Katana_2

Primeiramente devemos ressaltar que não foram encontrados, em registros históricos, relatos sobre essa espada. As evidencias documentais mostram o Shinobi usando espadas comuns da época. Essa teoria pode ser confirmada quando lemos um dos trechos do 萬川集海 Bansenshukai.


No volume seis “Quatro artigos relativo a Métodos de caminhar” relata uma maneira de o agente entrar na casa do inimigo da seguinte forma:


bansenshk


“Avance com postura baixa, para esquerda e direita alternadamente (Zig-zag). Ao entrar de tal maneira, tire sua 太刀 Tachi e puxe o Saya doze 寸 Sun (36 cm). Fraude o Saya e quando você precisar usar um golpe em uma pessoa, puxe o 鞘 Saya totalmente, então corte. Isto é chamado 座サカシの術 (座探しの術) Zasakashi No Jutsu. Este Jutsu faz parte do Sageo Nana Jutsu (Sete métodos de usar o Sageo). Então, esta é uma habilidade importante para entrar em uma casa inimiga”.


Outras vezes era preferido o uso de uma 脇差 Wakizashi ou 小刀 Shôtô, no lugar da espada grande. Enfim, devemos lembrar que a visão do Ninja como uma elite padronizada é totalmente errônea.

 

Muitos 流派 Ryûha ou escolas conservavam padrões peculiares de suas espadas e outras armas, assim como alguns 流 Ryû de Ninjutsu.  As características das espadas usadas por algumas tradições Ninja ou 忍者刀 Ninjatô é descrita como sendo “freqüentemente” de lâmina mais curta que o Katana, com uma 鍔 Tsuba usualmente quadrada. Seu 鞘 Saya, assim com o Sageo 下緒, eram de comprimento maior que o convencional. Porém, como podemos concluir acima, são características que não devem ser afirmadas como padrão.

O comprimento mais curto da lâmina da Ninjatô facilitava o saque rápido e silencioso, assim como o combate em lugares estreitos como corredores. As técnicas do seu uso foram adaptadas ao seu tamanho e qualidade, diferentemente dos métodos com a Katana no Kenjutsu clássico.


A Ninjatô era confeccionada pelo próprio guerreiro ou ferreiro, sem muito requinte, diferente da Katana, na qual era feita por um artesão contratado pelo Samurai. Assim sendo, nem sempre, essas espadas usadas pelos Ninja tinham boa qualidade. Isso se deve a vários fatores, como poder aquisitivo, o anonimato e principalmente o sentimento atribuído à espada. Para um Samurai, o Katana era visto como parte de sua alma, símbolo de sua casta. Já o Ninja, via sua espada, assim como outras armas usadas por ele, como uma ferramenta de trabalho. Essas “armas” são chamadas adequadamente de 忍具 Ningu ou ferramentas Ninja, pois para esses guerreiros, suas armas deviam ter múltiplas funções.


Outro erro, muito comum, é acreditar que a lâmina da Ninjatô seja reta, como vimos na imagem acima. Não existem registros históricos sobre os Ninja que relata tal característica, e também, não há nenhum motivo lógico para uma lâmina ser reta.

Há alguns fatos que poderiam atribuir ao Ninja uma relação com as espadas de lâminas retas, mas, não existem registros que comprovem.

Um é que, entre o Período 飛鳥 Asuka (538–710) ao período 平安 Heian (794-1184), foram feitas espadas com lâminas retas de fio único ou duplo chamadas de 直刀 Chokutô.


chokuto


No documento 雑兵物語 Zôhyô Monogatari ou Histórias sobre soldados simples (Ashigaru), da metade do século XVII, exibi várias imagens desses soldados usando espadas de lâminas retas.


ZH_2


ZM_1


Outro é sobre uma arma disfarçada como cajado, que continha uma lâmina, corrente ou ganchos em seu interior, chamada de 忍び杖 Shinobizue. Essa arma é classificada de 隠し武器 Kakushibuki ou armas ocultas.


Shinobizue


E até mesmo a Divindade 不動明王 Fudô Myô, que é representada com uma espada de lâmina reta em sua mão direita, pode ser relacionada com a questão.


Fudou

Assim como a lâmina, o 鍔 Tsuba ou guarda da mão, era confeccionada da mesma maneira da lâmina. Seu formato poderia variar, porém era preferido um formato simples com a forma quadrada.

O 鞘 Saya ou bainha podia ter o tamanho convencional da Katana. Com uma bainha maior que a lâmina, capacitava ao Ninja iludir seus oponentes, que acreditariam ser uma Katana. O espaço extra na extremidade da bainha podia ser usado para comportar pó cegante (Metsubushi), pequenas lâminas, venenos, mensagens, etc. O Saya era comumente usado em conjunto como arma, podendo ser usado para arremessar, golpear, entre outras funções.

O 下げ緒 Sageo possui um comprimento bem maior do convencional. Seu uso estava além do usual, que é fixar a espada ao Obi (faixa). O longo tamanho do Sageo facilitava ao Ninja infinitas possibilidades. Existe uma seção especifica em seu uso chamada 下げ緒術 Sageojutsu. Os métodos podiam ser desde amarrar um inimigo com técnicas de 早 Hayanawa, improvisar outras armas, fazer armadilhas, etc.


Possivelmente, o termo 忍者刀 Ninjatô, 忍者剣 Ninjaken ou 忍刀 Shinobigatana foi usada para especificar espadas com características dessa arte, e mesmo não havendo registros históricos sobre a Ninjatô, devemos lembrar que o Ninjutsu é uma disciplina que visava iludir seu inimigo, e não seria anormal algumas tradições usarem espada peculiar à arte para tal façanha.