SAGEO NANA JUTSU

 

下緒利七術の事 SAGEO GIHÔ NANA JUTSU NO KOTO

(Assunto sobre sete métodos em usar a corda da espada)

 

BSSK

Faça um Obi (Faixa) com o 下緒Sageo (corda da espada) se sua faixa foi cortada pelo inimigo ou se estiver em uma situação de emergência enquanto dormindo e não sabe onde sua faixa está. Para fazer isso, dobre ao meio a corda da espada e amarre as extremidades. 

O 旅枕Tabimakura ou “Dormindo fora de casa” é amarrar às extremidades do Sageo de ambas as espadas (太刀 Tachi e 小太刀 Kodachi) e deitar com elas, de forma que você não será furtado enquanto dorme. Também, em uma emergência é conveniente levar o Sageo amarrado em ambas as espadas para colocar ao redor do pescoço enquanto está em movimento ou amarrando seu Obi. 

A habilidade 座探しZasagashi ou usar sua corda da espada para sondar o quarto é mencionado anteriormente dentro do capítulo 陽忍上Innin Jô. 

Subir uma parede usando sua espada para apoiar o pé também é mencionado anteriormente na seção 陽忍Innin. 

Fazendo um anteparo em um campo, isto é mencionado no capítulo 捕り物 Torimono ou capturando pessoas. 

Os métodos de amarração e como amarrar as pessoas com o Sageo é um Kuden (Tradição oral). 

O Yaridome ou “parar a lança”'- amarre a ponta do Sageo sobre seu Saya a espada desembainhada e segura em sua mão direita com a bainha em sua mão esquerda, com o Sageo pendurando entre. Quando uma lança é estocada contra você, envolva o Sageo enrolando ao redor da lança e domine a arma do inimigo.

Os detalhes devem ser transmitidos em Kuden.

(Texto extraido do Bansenshukai)

 

下緒七術 Sageo Nanajutsu

(Sete métodos para usar a corda da espada)

image002

1. 座探法 ZASAKASHI NO JUTSU

Esta técnica é usada quando você entra na casa inimiga e você não sabe se o inimigo está esperando escondido ou se você não formou uma imagem mental do lugar de infiltração.

Caminhe ao longo da extremidade do quarto, à direita ou à esquerda dependendo da situação. Isto deveria ser feito com sua espada (fora do Obi) puxado um ou dois Sun (aprox. 6 Cm) de sua bainha. Sonde adiante com a bainha para ver se bate em alguém, se acontecer então você tem que empurrar adiante removendo a bainha, e então cortar a pessoa imediatamente.

image0041

2. 用心縄の法YÔJIN NAWA NO JUTSU

(Forma de usar o Sageo para prevenir)

Um Shinobi poderia usar o Sageo como um fio de tropeço em várias circunstâncias. 

Poderia ser esticada na entrada da porta para evitar um estranho entre no lugar onde o Ninja estava dormindo ou ser usada com o propósito contrário quando o Ninja estava esperando que um oponente tropeçasse.

Também poderia ser fixada, mas sem tencionar, assim quando necessário o Shinobi poderia esticar o Sageo e aproveitar a queda do inimigo para atacar ou escapar. Enfim, muitas variantes podem ser aplicado nesse método.

image008 

3. 下げ緒巻締めの法SAGEO MAKIJIME NO HÔ

O Sageo era usado como o estrangulador para matar o oponente, como torniquete para controlar sangramento, como substituto do Obi, etc. Isto também era útil para amarrar o inimigo, quando necessário ou 捕縛に用いるの法 Hobaku Mochiiru No Hô.

 

image010

4. 釣り刀の法TSURI KATANA NO HÔ

Essa forma usa o Katana como apoio para subir um muro ou qualquer outro obstáculo.  

Enquanto o Shinobi apoiava seu Katana e usava seu Tsuba como um degrau para subir ou transpor um obstáculo, o Sageo era fixado no corpo ou usava os dentes para segurar a extremidade do Sageo e assim recuperar sua arma após escalar.

image012

5. 野中陣張りの法 NONAKA JINBARI NO HÔ

O Shinobi usava o Sageo para preparar uma cobertura para poder pernoitar, amarrando o Sageo entre duas arvores e cobrindo com o Kimono, teria uma pequena barraca improvisada.

image014

6. 旅枕の法 TABI MAKURA NO HÔ

É uma maneira de usar o Sageo como um alarme quando se dorme fora.

Amarrando espada curta e a espada longa juntas com o Sageo, o Ninja dormia sobre a corda. Em um eventual ataque durante o sono, o Ninja podia despertar ao sentir o movimento do Sageo e responder golpeando o atacante imediatamente com a Kodachi.

image016

7. 槍止めの法 YARI DÔME NO HÔ

A forma de envolver a lança do inimigo quando estoca era uma das muitas maneiras de usar o Sageo contra armas, principalmente as longas. Também conhecido como 長柄捕りの法 Nagae Dori No Hô (Forma de capturar a lança) ou 十字止めの法 Jûji Dôme No Hô (Forma de interromper cruzando).

É importante ressaltar que esse texto enumera apenas sete métodos, porém a quantidade aqui é meramente simbólica e sugere conforme a cultura oriental que o número sete indica que para tudo há uma construção maior, um ciclo completo.